Escritos Diversos
Dissertação de Mestrado
Título: A Forma no Contexto de uma Linguagem Composicional por Princípio Gerador Único.
Resumo: O presente trabalho consiste numa pesquisa e reflexão sobre composição musical, através da experimentação pessoal, com o objetivo de desenvolver uma técnica baseada num princípio gerador único. Foram compostas três peças para testar e polir a aplicabilidade da proposta, enquanto objeto de análise e reflexão sobre o processo composicional, sublinhando a organização estrutural.
A proposta de composição musical por princípio gerador único parte da definição dada por Schoenberg, em Fundamentos da Composição Musical, de que o motivo básico inclui os elementos subsequentes e neles está incluído. O princípio gerador único é formado por três elementos: o material gerador (ideia musical) que será convertido em material abstrato através de um agente sistematizador (gráfico de proliferação). Os três estão amarrados como o nó Borromeano, uma nodulação que interliga os seus laços de maneira que, se um se separar, todos os outros se desprendem.
Orientador: Christopher Bochmann.
O texto ainda tem erros ortográfico.
Comentários e correções são bem-vindos.
Trabalhos de Análise Musical
produzidos durante o Mestrado em Composição Musical
-
Análise de L'Alouette Calandrelle
Análise da 8ª peça da colecção Catalogue d'Oiseaux composta por Olivier Messiaen.Feita como avaliação final da disciplina «Análise de Música Contemporânea II» do programa de mestrado da Universidade de Évora, sob a orientação do Prof. Dr. Benoît Gibson.
-
O Ritornello como Princípio Gerador
Análise da estrutura Ritornello no Prelúdio do Prelúdio e Fuga em Si menor, BWV 544 de J. S. Bach e pequena contextualização histórica.
Feita como avaliação final das disciplinas «Análise Musical Avançada II» e «Estudos de Repertório» do programa de mestrado da Universidade de Évora, sob a orientação do Prof. Dr. João Pedro Alvarenga.
-
Análise de Drei Gesänge, op.23 - 1ª canção - Anton Webern
Trabalho final da disciplina «Análise de Música Contemporânea I” orientada pelo professor Dr. Benoît Gibson.
-
Análise da Sonata no 21, op. 53“Waldstein” - 1º andamento - Ludwig van Beethoven
Trabalho final da disciplina «Análise Musical Avançada I» orientada pelo professor Dr. Benoît Gibson.
-
Trabalho de «Temas de História Cultural da Música»
Psicanálise e Musicanálise: apontamentos de relação pela escuta do não-sentido.
Trabalho completo em pdf